25 de abril de 2012

Prefeitura Municipal de Pelotas!

Oláaa!
Mais uma edição do especial, Pelotas... Minha Amada Princesa do Sul. Hoje venho com a bela história da Prefeitura Municipal de Pelotas... Um dos locais mais bem vistos e de Pelotas. Espero que gostem.



     A Prefeitura Municipal de Pelotas, foi erguida para ser sede da Câmara. Neste prédio aconteceram vários episódios importantes, como: o pronunciamento da libertação dos escravos, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888 (já tinha sido palco da Liberação Escrava em Pelotas, que ocorreu em 1884) e um baile que oferecido ao Imperador, quando ele visitou a cidade., o famoso "Baile das Velas do Imperador". Foi projetada e construída pelo arquiteto José Izella, no periodo de 1879 a 1881, em estilo neoclássico.
 

24 de abril de 2012

Quartel Farroupilha - Casa da Banha!

Oii Pessoal! 
Tava longe, mas agora voltei! Hehehehehee...

Mais uma edição do especial, Pelotas... Minha Amada Princesa do Sul. Hoje venho com a História do Prédio do Quratel Farroupilha ou Casa da Banha,como também é conhecido ... É um dos prédios que fazem parte do Centro Histórico de Pelotas. Espero que gostem!


     Construído entre 1830 e 1835, o prédio serviu de quartel-general a tropas imperiais durante a Guerra dos Farrapos em 1836. Manoel Marques de Souza (futuro Conde de Porto Alegre), 1836, ali aquartelou-se, durante a Revolução Farroupilha, com dois batalhões, um deles de soldados portugueses.
     Resistiu durante dias, ameaçado pela fome e sede, e ainda ter seu paiol explodido pelos tonéis de pólvora dos Farrapos. Entregou-se e foi preso.
 
O sobrado também foi sede da Câmara Municipal, redação do jornal Diário de Pelotas, Colégio José Seixas, Colégio Salvador, e de seu sucessor Bernardo Taveira Júnior, Colégio do Dr. Braziliano da Costa e Silva, estação telegráfica, sede da União Republicana, sede da Igreja do Redentor, Quartel da Polícia, Prisão de Miguel Barcellos, sede da Sociedade Eutherpe Musical, Clube Carnavalesco Demócrito.  
Desde de 1921 passou a ser propriedade do Clube Caixeiral.  
  O uso exclusivamente comercial da edificação data de 1949, sendo que um dos estabelecimentos do térreo emprestou seu nome ao prédio: Casa da Banha, que era um açougue e que caracteriza até hoje o Prédio.